Projeto político pedagógico

Em 2006 é aprovado o novo projeto político pedagógico cujo marco conceitual “representa o conjunto de princípios e de valores que irá orientar a uma série ordenada de atividades e de meios, articulados entre si, para a formação do Cirurgião-Dentista; está  centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no docente como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem.

Pressupostos metodológicos

Seus pressupostos metodológicos são: um eixo temático central direcionado para a re-construção de uma Odontologia Contemporânea, que percebe e compreende a complexidade e as incertezas da história atual da humanidade, promotora de saúde e voltada para o cuidado humanizado dos indivíduos, da sua família e da sua sociedade, em todos os seus níveis” (Coordenadoria de Graduação do Curso de Graduação em Odontologia/ Projeto Político Pedagógico).

Os projetos financiados pela Secretaria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde – SGETES/MS- como o PRO- SAÙDE, PET SAÙDE e RESIDENCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE contribuem com a disseminação da temática, bem como auxiliam na operacionalização e consolidação das mudanças dos processos de ensino-aprendizagem na odontologia, tanto na academia como nos serviços.

Os recursos alocados pelo PROSAUDE/ODONTOLOGIA/UFSC, destinaram-se a viabilização das atividades de Interação Comunitária nas Unidades Básicas de Saúde que fazem parte da Rede Docente Assistencial (RDA), conforme convênio estabelecido entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Universidade Federal de Santa Catarina, de acordo com as mudanças pedagógicas necessárias a adequação do currículo de curso às Diretrizes Nacionais para os Cursos de Odontologia e para as necessidades de saúde da população e do SUS.

Com a aplicação dos recursos do Pró-saúde na rede básica, algumas Unidades Básicas de Saúde foram adequadas e equipadas de forma a receber o maior fluxo de alunos de graduação na rede, já nas fases iniciais do curso, além da reorientação de linhas de pesquisa e capacitação dos profissionais de saúde e sua integração com a Academia, integrando a Universidade e Rede Básica de atenção em um sistema contínuo de informações e de referência e contra-referência. Parte dos recursos foram utilizados para reequipar o curso para as necessidades da reforma curricular e de novas metodologias de ensino.

Também foram organizados dois Seminários de Integração Ensino-Serviço-Comunidade ( em 2007 e 2008), com a participação de docentes, profissionais técnicos-administrativos, discentes da UFSC, gestores, profissionais da rede básica (cirurgiões-dentistas, THDs, ACDs,), representantes de Conselhos Comunitários e autoridades de órgãos de representação de classe (CRO, ABO) (Coordenadoria de Graduação do Curso de Graduação em Odontologia/ Relatório PRO-SAÚDE).

Os estudos sobre o ensino na saúde/odontologia têm sido capitaneados no âmbito da área de concentração Odontologia em Saúde Coletiva que, desde sua implantação vem fazendo mudanças em suas linhas de pesquisa, acompanhando o cenário científico nacional e internacional.

Para além da formação de Mestres e Doutores, a área de concentração Odontologia em saúde coletiva do PPGO/UFSC tem participado do ensino da odontologia em seus diferentes formatos como, por exemplo,  na formação para a Estratégia Saúde da família à distância, por meio do projeto Universidade Aberta do SUS –  UNA-SUS.